1/4

A Parceiros da Educação identifica escolas públicas  que necessitam e têm interesse em estabelecer parceria. O parceiro escolhe uma das escolas pré-selecionada pela Parceiros da Educação ou seleciona a área geográfica em que pretende atuar para que seja feito um levantamento de escolas interessadas em formar parceria. 

O principal critério para indicação de uma escola a um potencial parceiro é o comprometimento da Equipe Gestora e do Corpo Docente com a melhoria da qualidade da educação.

COMO FUNCIONA

NOSSOS 4 EIXOS DE ATUAÇÃO NAS ESCOLAS

AÇÕES PRIORITÁRIAS

CARACTERÍSTICAS DA PARCERIA

PAPÉIS DA PARCERIA E DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A Secretaria permanece responsável por todos os custos básicos da escola, como luz, água, salários, materiais escolares, etc. O “parceiro” complementa os investimentos da Secretaria por meio dos projetos patrocinados. A parceria não visa substituir a secretaria na sua responsabilidade de prover educação básica à população, mas sim potencializar os seus investimentos nessa área.


COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO DA ESCOLA
É fundamental para o sucesso da parceria o apoio e comprometimento da direção e da coordenação pedagógica da escola. A direção é a responsável pelo bom andamento e pela qualidade da escola.


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ALUNOS
Para o sucesso do Programa é fundamental que todas as ações realizadas pela parceria sejam acompanhadas e avaliadas sistematicamente. Nesse sentido, as avaliações realizadas pelos alunos das escolas parceiras são acompanhadas ao longo do ano e os resultados são a base para as ações pedagógicas a serem implementadas pela escola com o apoio do “parceiro”.


CONTRAPARTIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR
Todas as ações da parceria devem contar com alguma contrapartida da escola, dos seus gestores, professores, alunos, e comunidade, para que os investimentos sejam uma conquista da escola.


PROJETO DE LONGO PRAZO
Os desafios da educação se resolvem a longo prazo. Para se obter resultados consistentes, a parceria deve estabelecer programas de metas de longo prazo, de três a cinco anos. No entanto, a parceria pode ser rescindida a qualquer momento caso a equipe gestora e o corpo docente não demonstrem compromisso com o programa e orientação por resultado.


O PAPEL DA COMUNIDADE
O envolvimento dos pais e da comunidade é fundamental para o sucesso da escola e a perenizarão dos trabalhos da parceria. Para tanto, são realizadas atividades que buscam maior envolvimento da comunidade com a escola. A participação ativa da comunidade na escola poderá garantir a sustentabilidade das conquistas da parceria na escola