Novembro de 2021

Escolha no menu 

o assunto que mais interessou.

SETA.png

PROJETO EDUCAÇÃO +DIGITAL

d892c9fa-37fd-4811-aad1-1046431cefb3.jpg
 

Com o apoio e parceria de muitos, nossas escolas públicas parceiras têm, agora 2.671 alunos com tablets e chips de internet para acompanhamento das aulas remotas e para a utilização das plataformas digitais. O ensino hibrido veio para ficar.

ED4.png
ED5.png
ED8.png

Agora a meta é levar os chips de internet dos nossos alunos até dezembro de 2022.

ED2.jpg
ED11.jpg
ED7.png

FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES

 

Foram oferecidas mais duas formações para as equipes escolares:

Em Abril - Bloqueios cognitivos com a volta às aulas pós pandemia, com Yvonne Bezerra de Mello.

41 participantes, entre professores, coordenadores e gestores,

Em Outubro - Workshop: Preparação para processo de seleção de Diretor Escolar da SME-RJ previsto para novembro de 2021, aberto para todos os professores da rede, gestores ou não, com Natalia Ribeiro.

36 professores participantes.

2021-03-02 LOGO ALFABETIZAÇÃO NA REDE.jpg

E o projeto Alfabetização na Rede, que também é uma formação oferecida, continua.

O projeto consiste em oferecer tutoria sobre alfabetização aos coordenadores e professores das escolas, tendo como base a análise das avaliações diagnósticas e processuais realizadas pela escola.

Cada escola terá uma carga horária – de encontros - total de 33 horas.

São 23 coordenadores pedagógicos e 132 professores recebendo a formação.

KIT ALFABETIZAÇÃO NA REDE

Com apoio do Itaú Social, distribuímos Kits Alfabetização para nossas 24 escolas públicas parceiras.

Para o 1º ano foram enviados o alfabeto móvel e 5 livros por turma.

Já o 2º e 3º anos receberam um baralho de apoio à construção de texto e, também, 5 livros.

KIT 1.png

Ao todo foram distribuídos 132 kits. Mas não paramos aí! Já estamos preparando mais kits que em breve chegarão às escolas

KIT 5.png
KIT 4.png
KIT 7.png
KIT 6.png
Logotipo RGB - colorido – Itau Social.fw.png

SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS 2021.1

 
 
D2 TELA INTERMEDIÁRIA.fw.png
13.png

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, professores e gestores das nossas escolas públicas parceiras apresentaram ações bem sucedidas com o tema “Alfabetização”.

 

Realizado ainda no ambiente online, o Seminário evidenciou a superação e criatividade de todas as equipes pedagógicas. Foram dias de muito aprendizado e emoção.

 

Neste primeiro momento 11 escolas apresentaram seus projetos. Em dezembro, no Seminário de Boas Práticas II – 2021 as 13 escolas parceiras restantes terão a oportunidade de compartilhar suas experiências.

A participação das equipes das escolas e de pessoas interessadas em acompanhar as boas práticas produzidas pelas escolas públicas foi bastante significativa: até o momento já tivemos mais de 780 visualizações do evento em nosso canal do YouTube.

SEMINARIO 3.png

Em todas as edições, e esta não foi diferente, é escolhida – através de um júri convidado – a escola com a Boa Prática mais completa.

Desta vez a escola ganhadora foi a E.M. Menezes Vieira com o projeto: “Costurando retalhos”.

CAMPANHAS E AÇÕES HORIZONTAIS

 

Duas novas campanhas e uma união de forças de 3 empresas aconteceram neste período, possibilitando mais investimentos em nossas ações:

BORA ESTUDAR.png

Anny Meisler,  Diego Ribas  e Bruninha Letícia – a empresária, o craque do Flamengo e sua esposa criaram a campanha “Bora Estudar?”, para a captação de doações para apoio à Educação Pública.

CONGRESSO ABPI.png

Mais uma vez o congresso ABPI abraçou nosso projeto e nos colocou como a Instituição beneficiada.

COMP 4.png

Três empresas doaram, ao todo, 30 torres de computador, 30 monitores e 5 Tvs 58”. Após revisão executada pelo nosso TI, e compra dos acessórios necessários, os equipamentos foram distribuídos por nossas escolas públicas parceiras.

COMP 1.png
COMP 3.png
COMP 2.png
COMP 5.png
comp 7.png

CAMPANHAS DE INCENTIVO

 

Além de nossas ações, sentimos a necessidade de abordar temas importantes, situações que podem ser incentivadas através da participação de pessoas com relevância em vários nichos da sociedade. 

Convidamos autores para gravar vídeos de incentivo à leitura

ESCRITORES.png

Nossos voluntários contaram como é gratificante e importante doar seu tempo de experiência para apoiar um projeto.

VOLUNTARIOS.png

E um “mix” de convidados – diretora da UNICEF, ator, filósofo, diretora de escola e esportista – uniram suas vozes para chamar os alunos de volta para a escola. Campanha #foradaescolanaopode.

MIX.png

PLATAFORMAS DIGITAIS

 

Além dos conteúdos oferecidos pela SME, através do RioEducaemcasa, disponibilizamos algumas plataformas para auxílio no aprendizado do Português e Matemática

ARVORE.png

A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital que está presente em centenas de escolas espalhadas por todo o país, com mais de 30 mil títulos, classificados por segmentos e séries escolares, que possibilita a crianças e jovens uma forma ainda mais divertida para desenvolver habilidades e repertório de leitura. Oferecida para 2.000 alunos de 5º e 6º anos das 24 escolas parceiras que receberam tablet pelo projeto Educaçao + Digitalais segura possível.

A Educacross é uma Plataforma Gamificada de Aprendizagem e Ensino Híbrido com Programas Educacionais de Matemática oferecidos para 3.623 alunos de 5º ano das 24 escolas parceiras e todas as séries da E.M. Pedro Ernesto,  que receberam tablet pelo projeto Educação +Digital

EDUCA.png
BAMBOLEIO.png

Acesso à gratuito à biblioteca digital, com um grande acervo de livros para crianças.

Já disponibilizamos 284 assinaturas para alunos de 3 escolas parceiras.

CONECTIVIDADE NAS ESCOLAS

Fechamos parceria com o Instituto Escola Conectada, que leva internet fibra óptica, de alta velocidade (100 Mbps) para escolas públicas, a partir do apoio de provedores locais.

A Parceiros, através do apoio de seus patrocinadores, financia as obras de infra estrutura executadas pelos provedores locais para a instalação da Internet, sendo o sinal ativado gratuitamente após a finalização das obras.

Até o final de 2021 estamos levanto Internet gratuita de alta velocidade para 20 das nossas escolas públicas parceiras.

COECT.png
ESCOLAQ CONECT.png
 

PARCERIA COM SAPOTI PROJETOS CULTURAIS

 

Parceira de longa data, a Sapoti Projetos Culturais promoveu duas ações em 2021.  

UMA CASA PELO MUNDO.png

Foram distribuídos 1.200 livros "Uma casa no mundo" entre nossas escolas públicas parceiras.

•O livro conta a história de 14 famílias de origem judaica, que vieram de muitos cantos do mundo, e encontraram no Rio de Janeiro um bom lugar para construir um novo lar.

À partir da leitura, os professores trabalharam o livro em sala de aula, em ações diversificadas.

"Quando a máquina pensa" é um projeto apresentado através de vídeos no Canal Futura.

A série apresenta o tema da Inteligência Artificial para crianças e jovens!

Além de disponibilizar os vídeos e o "Caderno do Professor" - •apresenta conteúdos e atividades para que a série seja trabalhada em sala de aula como recurso didático, a equipe da Sapoti vem  fazendo apresentações em nossas escolas parceiras.

INTELIGENCIA ARTIFICIAL.jpg
IA3.jpg
IA 1.jpg
IA4.jpg
IA2.jpg

Julho de 2021

SETA.png

Escolha no menu 

o assunto que mais interessou.

SETA.png
IMAGEM NOTICIA 1.png

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

O primeiro semestre do ano foi marcado pelo início do retorno presencial facultativo dos alunos às escolas, e pela busca de aprimoramento do ensino híbrido.

A frequência dos alunos no formato presencial ainda é considerada baixa em todas escolas, influenciada por fatores, como o tempo menor de permanência dos estudantes na escola (agora, apenas três horas) e a incerteza de muitas famílias quanto aos protocolos sanitários adotados.

 

Entre nossas 24 escolas parceiras, apenas uma ainda não retomou o modelo presencial, por conta de problemas de infraestrutura. Todas as demais se prepararam para receber os alunos da maneira mais segura possível.

RETORNO 2.png
RETORNO 3.jpg
RETORNO 4.png

Os professores da rede municipal já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, e muitos receberão a segunda dose já a partir de agosto.

 

Aguardamos ansiosamente o retorno de todos os alunos para a sala de aula!

 
 

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

No início de qualquer ano letivo, realizar uma avaliação diagnóstica é sempre importante, mas neste ano, tornou-se imprescindível, já que os estudantes ficaram longe da escola por um ano.

Sem dúvida, as perdas foram muitas, tanto no âmbito social quanto no pessoal, envolvendo questões emocionais e cognitivas. Portanto, antes de iniciarmos os planejamentos para o ano letivo, tivemos que considerar todos esses fatores e fazer uma avaliação diagnóstica que fosse um ponto de partida, um olhar atento para cada aluno do 1º ao 3º ano, buscando verificar quais as habilidades já haviam sido adquiridas e o que precisaria ser trabalhado.

 

A prova de avaliação do 1º e do 2º ano foi feita a partir dos descritores sugeridos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, considerando o currículo carioca essencializado.

Assim, a partir do retorno presencial dos alunos, ou de turmas que mesmo totalmente no remoto tinham aulas síncronas frequentemente com suas professoras, foi possível a realização da avaliação, como sugerido pela coordenação pedagógica da Parceiros.

AVALIAÇÃO 1.jpg

As atividades propostas deveriam ser realizadas aos poucos, ao longo da semana, sempre com atividades que contextualizassem cada proposta de leitura e escrita. Esses cuidados foram enfatizados para diminuir o estresse que poderia causar nas crianças caso se sentissem testadas em um momento de tanta fragilidade emocional. Essa ação não deveria ser entendida pelos alunos como cobrança, mas como atividades cotidianas, apenas o professor estaria atento ao desempenho dos alunos para que fosse possível fazer um diagnóstico de sua turma.

Após a sua realização, passamos a discutir em encontros quinzenais com os professores as hipóteses sobre o sistema de escrita que os alunos apresentaram. Com essa discussão teórica e prática, os professores e coordenadores puderam criar planejamentos mais adequados ao desenvolvimento de cada aluno.

AVALIAÇÃO 2.jpg

Para os alunos do 3º ano foi aplicada a avaliação de leitura proposta na plataforma Apoio à Aprendizagem (CAED - UNDIME), que transformamos em formulário Google, para que os alunos das escolas parceiras pudessem fazer nos tablets doados às escolas pela Parceiros da Educação RJ.

 

Ao iniciarmos o ano letivo com o foco na avaliação, e oferecendo um instrumento já alinhado ao currículo carioca, com os descritores propostos pela SME, pudemos auxiliar os professores e coordenadores pedagógicos das escolas na execução de uma ação necessária e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da avaliação como ponto de partida do planejamento.

 

Ao adotarmos essa prática de forma recorrente, será um importante passo para aumentarmos as chances dos alunos avançarem em seu desenvolvimento.

EDUCAÇÃO +DIGITAL COMEMORA 1 ANO E ÓTIMOS RESULTADOS

2021-06-02 UM ANO DO EDUCAÇÃO +DIGITAL.jpg

No mês de junho, o projeto Educação+Digital completou 1 ano!

Para celebrar a data e a aquisição de 1.722 tablets, graças à doação que a Parceiros recebeu de um fundo internacional, promovemos uma pequena cerimônia no CIEP Presidente Agostinho Neto, primeira escola a receber o projeto. Tudo, é claro, com respeito às medidas sanitárias!

O convidado de honra foi o Secretário Municipal da Educação, Renan Ferreirinha, que prestigiou a iniciativa ao lado da Coordenadora da 2ª CRE, Mary Rose, da Subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, de nossa Diretora, Paula Vianna, do representante do Instituto da Criança, Luiz Octavio Lima, e da equipe da escola: Márcia Meninato, Diretora, e Professora Consuelo Santa Rita, idealizadora do projeto.

O encontro comemorou também a última entrega de tablets para os estudantes do CIEP. Agora, todos os alunos do 1º ao 6º ano passam a dispor do equipamento e do acesso à Internet para acompanhar as aulas remotas.

EDUCAÇÃO DIG 5.png
EDUCAÇÃO DIG 3.png
EDUCAÇÃO DIG 2.png

E a campanha e o trabalho não param!

Além do CIEP, a E.M. Pedro Ernesto já municiou com tablets adquiridos pelo projeto alunos de todas as turmas do 1º ao 5º ano. Os alunos do 5º ano da E.M. Méxco e da E.M. Shakespeare também já receberam os equipamentos.

 

Os ótimos resultados que temos alcançado nos fazem ter a certeza de que não tardaremos a atingir nosso grande objetivo: levar o tablet e o acesso à Internet a todos os alunos de nossas escolas públicas parceiras.

d892c9fa-37fd-4811-aad1-1046431cefb3.jpg
 

FORMAÇÕES PARA EQUIPE PARCEIROS

 
LOGO TREVO.fw.png

Formação em Gestão 
 

O Instituto Trevo aplicou a "Formação em Gestão" para toda a equipe da Parceiros.

Um momento de revisão e reflexão na missão e propósito da Parceiros e construção da matriz FOFA.

Imersão no Modelo de Gestão em desenvolvimento nas escolas públicas parceiras, destacando a importância da ferramenta do PDCA e do Painel de Acompanhamento, com desenvolvimento de estratégias com base nos resultados

Formação #Fale Bem 

Em Maio, toda a equipe da Parceiros participou do workshop “Fale Bem”, ministrado por Paulo Roberto Matta, jornalista e Assessor de Comunicação, e Lucia Provenzano, Fonoaudióloga e consultora em Comunicação Humana.

O objetivo dos encontros era aprimorar a forma como tanto as integrantes do Núcleo, quanto os facilitadores da Parceiros fazem uso da comunicação, nos diversos ambientes por que transitam e nas mais diferentes circunstâncias.

Para ser efetiva, a Comunicação precisa ser clara e ter fluidez.

LOGO FALE BEM.jpg

Formação Apoio à Gestão

FORMAÇÃO NATALIA.jpg

Como convém a uma ong de Educação, nos preocupamos com a capacitação continuada de nossa equipe. Mais uma iniciativa neste sentido foi a oferta aos facilitadores da formação "Apoio à Gestão Escolar", com Natália Ribeiro. Especialista em Gestão da Educação Pública, Pedagoga, Natália atua como Gestora do Programa Rede de Líderes na FGV.

O curso trouxe novas visões sobre a Escola, que serão úteis no apoio dos facilitadores aos gestores das escolas públicas parceiras.

FORMAÇÕES PARA GESTORES

LOGO TREVO.fw.png

A formação dos gestores em parceria com o Instituto Trevo, intitulada “Modelo de gestão com foco em resultados de aprendizagem”, teve início em 18 de Maio, e contou a adesão dos gestores de cada uma das 24 escolas parceiras.

Até o momento, foram realizados três encontros de formação – com intervalos de três semanas, a pedido dos gestores. A formação visa a orientar os gestores no processo de planejamento coletivo e na construção do Plano de Ação escolar, com foco na melhoria contínua da aprendizagem dos alunos, e tendo como ferramenta o Painel de Acompanhamento.

Módulo 1 - Resiliência e Gestão da própria vida

Módulo 2 - Modelo de Gestão

Módulo 3 - Indicadores Pedagógicos e Metas

Módulo 4 - Plano de Ação

Módulo 5 -  A importância de analisar e refletir sobre os dados da escola (Pedagógicos e Administrativos) para traçar Estratégias e definir o Plano de Ação

Módulo 6 - Acompanhamento

 

LANÇAMENTO DO PROJETO ESTANTE MÁGICA

logo 1 estante magica.png

Escritora e ilustrador participam do lançamento do projeto Estante Mágica

Dois encontros com profissionais de destaque no cenário da literatura marcaram o lançamento oficial do projeto Estante Mágica nas escolas parceiras.

2021-06-09 Roger_Mello.jpeg

No dia 8 de junho, o convidado foi o ilustrador Roger Mello, vencedor de diversos prêmios de literatura, com destaque para o Prêmio Hans Christina Andersen – mais importante honraria da literatura infanto-juvenil do mundo.

2021-06-15 DANI CHINDLER.jpg

No dia 14 de junho, o projeto convidou a escritora Danielle Chindler, autora de diversos livros infantis, contadora de historias e produtora de eventos culturais

Cada escola terá até setembro para concluir o processo de escrita e ilustração dos livros com os alunos. Está prevista para a primeira semana de dezembro a entrega dos livros impressos aos pequenos autores.

III ENCONTRO PARCEIROS DA EDUCAÇÃO RJ - LEGADOS DA PANDEMIA PARA A ESCOLA PÚBLICA

 

Os desafios adicionais que a pandemia da covid-19 trouxe para a educação e o que deixará como legado foram os temas centrais do primeiro fórum online promovido pela Parceiros da Educação RJ, em 28 de Junho. Intitulado “Legados da Pandemia”, o evento contou com apresentações da professora Claudia Costin, fundadora do CEIPE-FGV, ex-Ministra da Administração e ex-Secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro; da jornalista e designer Mariana Ochs, especialista em Tecnologias na Educação e coordenadora do EducaMidia; e de Carla Jarlicht, Psicóloga e Mestre em Educação.

 

Ao todo, assistiram ao evento, transmitido no canal do YouTube da Parceiros, mais de 480 pessoas.

A apresentação inicial e fala de encerramento couberam à Diretora da ONG carioca, Paula Vianna. Ela ressaltou o fato de que, a despeito de todas as dificuldades trazidas pela crise da covid, a pandemia fez obrigatória uma autêntica revolução na forma de ensino:

“Não podemos voltar à escola do século XIX. Temos de lutar para que a escola pública conte com a tecnologia e todas as ferramentas para garantir aos alunos a escola do século XXI que todos queremos.”

ENCONTRO.png

A moderação ficou por conta da Coordenadora Pedagógica da Parceiros, Leda Fonseca, da professora Consuelo Santa Ritta, do CIEP Bilíngue Presidente Agostinho Neto, e da Diretora da E.M. Pedro Ernesto, Elizabeth Pereira – escolas apoiadas pela Parceiros.

Em comum, as três palestrantes destacaram os enormes desafios que a pandemia acrescentou ao cotidiano de toda a comunidade educacional, incluídas aí as famílias dos estudantes, e, sobretudo, o desenho de uma escola do futuro que se tornou mais visível, a partir do ensino remoto emergencial – e, na evolução, do ensino híbrido.

Você pode conferir a íntegra de “Legados da Pandemia” no canal da Parceiros no YouTube, no link: https://www.youtube.com/c/ParceirosdaEducaçãoRJ

ENCONTROS ALFABETIZAÇÃO NA REDE

Criado por educadores com larga experiência em salas de aula da rede pública para oferecer aos professores e coordenadores das escolas parceiras uma tutoria em estratégias de alfabetização, o projeto Alfabetização na Rede tem como base as avaliações diagnósticas e de processo feitas pelas escolas.

Nos dois primeiros bimestres deste ano, já foram aplicadas avaliações a um total de 3.095 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Elas geraram relatórios e gráficos demonstrativos, que servem de guia para a recomendação de novas ações a serem adotadas.

2021-03-02 LOGO ALFABETIZAÇÃO NA REDE.jpg

Os encontros do Alfabetização na Rede com cada escola parceira são quinzenais, para acompanhamento e planejamento, e apresentam sugestões de ações educativas que atendam às necessidades de cada turma de 1°, 2° e 3º anos. Já foram aplicadas as avaliações neste primeiro semestre, o que gerou relatórios e gráficos demonstrativos e que servem de guia para a recomendação de novas ações.

 

CAMPANHAS E CAPTAÇÃO

 
CAP 1.png

O espirito solidário diante de um momento inédito fez com que o primeiro semestre de 2021 fosse marcado por diversas iniciativas “do bem”. Parcerias foram formadas, empresas e instituições se mobilizaram para apoiar uma série de ações para as escolas, os alunos e suas famílias:

CAP 4.png

Bee Cap e Olympia Partners – Juntas, doaram 1.111 cestas básicas para as famílias dos alunos de nossas 24 escolas parceiras

CAP 2.png
CAP 3.png

Visão Esperança e Doar Fashion – Igualmente, contribuíram com cestas básicas, um total de 220 unidades, beneficiando famílias de alunos de três escolas

CAP 13.png
CAP 12.png
CAP 11.png

Escola Britânica – os pais dos alunos aderiram à campanha para doação de tablets e chips de Internet para os alunos do 4º ano da E.M. México. O total captado foi de R$ 20.800,00.

CAP 7.png

Enem do Bem, LZ Studio, LZ Mini e Caçula - campanha captou 1.200 kits escolares para os alunos

CAP 6.jpg
CAP 8.png
CAP 9.png
CAP 10.png

Março de 2021

SETA.png

Escolha no menu 

o assunto que mais interessou.

Alfabetização na Rede - um projeto com a marca Parceiros da Educação RJ

1.png

Concebido por nossa Coordenadora Pedagógica Leda Fonseca, Alfabetização na Rede é um projeto que tem como propósito ajudar as escolas parceiras na missão de alfabetizar todos os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I.

O projeto consiste em oferecer tutoria sobre alfabetização aos coordenadores e professores das escolas, e tem como base as avaliações diagnósticas e processuais realizadas pela escola.

Serão realizados encontros quinzenais com cada escola parceira, de 2 horas de duração, para acompanhamento e planejamento do processo de alfabetização, com sugestões de ações educativas que atendam às necessidades de cada turma,  evidenciadas nas avaliações.

 
 

Podcast Parceiros da Educação RJ - novas entrevistas

Ao longo de 2020, recebemos em nosso podcast importantes nomes da Educação brasileira, dos mais diversos setores.

E 2021 não começou diferente. Já contamos com nomes como:

Daniel Barros - jornalista e Mestre em Administração Pública, atual Subsecretário Estadual de Ensino Profissionalizante de São Paulo, autor do livro "País Mal Educado". Falou sobre as perspectivas da Educação e as conclusões a que chegou, em seu livro;

Maria Helena Guimarães de Castro - professora e socióloga , Presidente do Conselho Nacional de Educação. Explicou sua proposta de 5G para todo conteúdo educacional, no país, e criticou com veemência a Proposta da PEC Emergencial que propunha a desvinculação do piso mínimo constitucional de investimentos para a saúde e a educação.

 

2.png

 

Leda Fonseca - nossa Coordenadora Pedagógica detalhou o Alfabetização na Rede, projeto criado para oferecer a professores e coordenadores das nossas escolas parceiras uma tutoria em estratégias de alfabetização, a partir de avaliações diagnósticas e processuais realizadas por ela e pelas escolas.

E vem muito mais por aí!

Dica do Dia - um novo produto da Parceiros da Educação RJ

 
3.png

Sempre que encontramos um bom livro, uma peça de teatro online, um curso ou formação para professores, postamos em nossas redes.

E cada quinta-feira, trazemos uma novidade que esteja acontecendo, e que possa interessar às equipes pedagógicas e às crianças.

Vale a pena conferir.

Sempre tem alguma coisa interessante.

Nosso Linkedin está se transformando

 

Desde o início do ano, postamos conteúdos relevantes sobre Educação em nosso perfil no LinkedIn.

Artigos redigidos por nós, a partir de temas ligados à Educação, comentários sobre postagens de personalidades e/ou textos que façam parte de nosso escopo de trabalho, bem como ações e novidades de nosso trabalho nas escolas parceiras.

Fica aqui o convite: conecte-se com a Parceiros da Educação RJ no Linkedin, e acompanhe todo este conteúdo.

https://www.linkedin.com/in/parceirosdaeducacaorj

Lá, você encontrará assuntos como:

4.png

Nota Técnica recomenda atividade física na volta das aulas presenciais

Prefeitura e Estado do Rio definem datas da volta às aulas

Não há Alfabetização sem escola aberta

Educação + Digital espera beneficiar até 20 mil alunos da rede pública

Não ao retrocesso na Inclusão 

E muito mais!

Queremos que você participe.

Opine, debata, dê sua contribuição para assuntos tão importantes para nossa Educação.

Nos encontramos por lá!

Lançamento da Campanha "Amigo da Educação, Amigo da Parceiros"

 
5.png

Estamos lançando neste mês uma nova Campanha, agora voltada à nossa Instituição.

A sustentabilidade de uma organização social é um grande desafio. Apoio financeiro é essencial para garantir a continuidade dos projetos e a excelência que sempre buscamos.

A Parceiros da Educação RJ conta com uma equipe competente e um ambiente adequado para o atendimento às escolas e a  aplicação das ações e projetos.

Estamos sempre em busca de capacitações e atualizações para nossa equipe, e periodicamente adaptamos nosso espaço, inclusive com a aquisição de novos equipamentos. Funcionamos como uma empresa que está em permanente processo de crescimento e adaptação aos novos desafios.

É por isso que precisamos de novos Amigos da Parceiros. 

Seja um Amigo da Educação!

Seja um Amigo da Parceiros!

Acesse o link: https://parceiroseducacaorj.colabore.org/amigosdaparceiros

Dezembro de 2020

Escolha no menu ao lado o assunto que mais interessou.

Seminário de Boas Práticas 2020

 
Seminário de Boas Práticas 2020 imagem i

Nos dias 08 e 09 de dezembro aconteceu, no ambiente online, o Seminário de Boas Práticas 2020 da Parceiros da Educação RJ.

Nossas 15 escolas públicas parceiras apresentaram suas ações, de acordo com o tema “Práticas da Educação Remota – planejamento e acompanhamento da aprendizagem”.

Emocionante ver tanto esforço e dedicação das equipes pedagógicas para manter o vínculo com seus alunos, além de levar conteúdo através do ambiente virtual.

Vídeos, redes sociais, Microsoft Teams, Whatsapp, todas as ferramentas possíveis foram utilizadas.

Nós, durante todo o período, fornecemos formações e capacitações para gestores, professores e coordenadores. Absorveram e colocaram em prática  todo este novo conhecimento.    

 

Estante Mágica

Mesmo com o afastamento social, o Projeto Estante Mágica – um dos nossos projetos core mais especiais – foi aplicado em 09 escolas parceiras.

Foram 180 alunos do 5º ano do ensino fundamental que produziram suas estórias, com textos e ilustrações. E após mandarmos para impressão, estas crianças receberam seus livros.

O CIEP Presidente Agostinho Neto e a E.M. Pedro Ernesto realizaram o dia do autógrafo nas escolas.

Sem aglomerações e respeitando as medidas protetivas, foi reservado / programado  para cada aluno um dia e horário para, com sua própria caneta, autografar e registrar o momento mágico de receber um livro.

Estante Mágica 2020 imagem interna.fw.pn
 

Alfabetização na Rede

Alfabetização na Rede  imagem interna.fw

Outubro de 2020

Escolha no menu ao lado o assunto que mais interessou.

Alfabetização na Rede é uma proposta  criada por educadores com larga experiência em sala de aula  para oferecer formação sobre alfabetização aos professores e coordenadores, tendo como base as avaliações diagnósticas e processuais realizadas pela escola. Serão encontros quinzenais com cada escola para acompanhamento e planejamento, com sugestões de ações educativas que atendam às necessidades de cada turma de 1°, 2° e 3º ano do Fundamental I.

Objetivos:

. elaborar, junto com a professora e coordenadora da escola, um planejamento que atenda aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos;

. apresentar, a partir das produções dos alunos, o nível do desenvolvimento da escrita e propor atividades que façam os alunos avançarem;

. ajudar a professora/coordenadora a detectar as recorrências no desenvolvimento da escrita, a fim de que possam criar modelos aplicáveis em outros contextos;

. criar um relatório de acompanhamento de todo o processo

Estante Mágica

Slide1.PNG
Slide2.PNG
 
Slide3.PNG
Slide5.PNG
 

Campanha Educação +Digital

Slide1.JPG
Slide3.JPG
Slide2.JPG
Slide4.JPG

Congresso ABPI 2020

Slide1.JPG
Slide2.JPG
 
Slide3.JPG

Formação Nova Escola

Slide1.JPG
Slide2.JPG
 
Slide3.JPG

Podcast Parceiros da Educação RJ

Slide1.JPG
Slide2.JPG
 
Slide3.JPG
Slide4.JPG

Tutoria Pedagógica

 
Slide1.JPG
Slide2.JPG
Slide3.JPG
Slide4.JPG

Rodas de Conversa

 
2020-10-28 roda de conversas.jpg